carregando...

Moda

Seda é destaque no primeiro dia do ID Fashion

quarta-feira, 26 de setembro de 2018 em Moda | Por: Karla Matida | Foto: Divulgação

Com o singelo nome de A fábula do chinês e a borboleta, a nova coleção do Vale da Seda foi destaque no primeiro dia do ID Fashion. "Sou um homem que sonhou que era uma borboleta? Ou uma borboleta sonhando que se transformou em um homem?" Tais questões inspiraram o estilista Eneas Neto na concepção das peças, na fluidez dos vestidos e na suavidade da cartela de cores.

Com passagens por grifes como a londrinense Silvia Dorê e as paulistas Samuel Cirnansck e Gloria Coelho, Eneas está há quatro anos criando para o Vale da Seda. A parceria inclui uma apresentação na SPFW N 43 (março de 2017), dentro da programação Projeto Estufa. 

Apoiado pela Associação Brasileira da Seda (Abraseda), o desfile deu asas ao sonho/objetivo dos envolvidos com a seda no Brasil: mostrar que a nobre matéria-prima tem outras facetas que vão além do lenço e das roupas de festa. "Quero tirar a seda do altar, da roupa de madrinha", explica Eneas.

Renata Amano, presidente da Abraseda, destaca a importância de apresentar um conceito mais urbano para a seda e trazer opções mais acessíveis. Ela lembra que a seda brasileira é uma referência mundial - cerca de 95% da produção é exportada principalmente para a Europa e o Japão. E 85% da sericicultura nacional está concentrada no Paraná, sempre atenta às questões ambientais, sociais e econômicas. "É a atividade que melhor remunera por metro quadrado", avisa.