carregando...

Agenda

Os 40 anos do Valentino

quinta-feira, 26 de setembro de 2019 em Agenda | Por: Karla Matida | Foto: Divulgação

O Bar Valentino vai completar 40 anos em outubro e a festa vai ser do tamanho da importância dele para Londrina e região. Durante todo o mês, a programação promete ser das mais intensas com o revezamento de músicos e cantores no palco e também na “casinha”. Para quem é de fora, a gente explica. Ponto de encontro de artistas e formadores de opinião desde a sua inauguração, o Valentino foi fundado pelo diretor teatral José Antonio Teodoro, do grupo Delta.

Apaixonado também pelo cinema, batizou o bar com o sobrenome do ator Rodolfo Valentino, ídolo mundial do cinema mudo. Na gestão do italiano Pino, o bar ganhou um cardápio de massas que segue até hoje como carro-chefe da casa (alguém aí falou em espaguete bolopanna?). Desde 1991, o Valentino tem como proprietários Zanza e Valdomiro Chammé. Como tutores da memória do bar, o casal conseguiu uma façanha em 2006 quando o Valentino precisou mudar de endereço. Em uma operação grandiosa, a casa de madeira foi totalmente transferida - com cuidados de preservação e restauro – para as margens do Lago Igapó 2. Desde então inaugurou uma nova fase, com a ampliação não só do espaço como das gerações de frequentadores e das atrações culturais.

Ao longo desses 40 anos de história, o Valentino recebeu espetáculos de teatro,shows musicais de todos os estilos, apresentações do FILO, do Festival de Música, Festival de Blues, exposições de artistas plásticos, lançamentos de livros e CDs (sim, são quatro décadas!), mostras de vídeo e até performances de frequentadores.

No mês de aniversário, o Ballet de Londrina, a Escola de Teatro da Funcart, o Clube do Choro e o Samba da Padaria irão marcar presença na programação festiva. O cantor e compositor Tonho Costa puxa a fila dos eventos especiais com o show “As Meninas da Rua de Cima”, no dia 06 de outubro. A apresentação terá a participação especial da cantora Meire Rodrigues e do guitarrista Kiko Jozzolino e mais banda que acompanha Costa: Andre Gião (guitarra), Allysson Kalil (contrabaixo), Rafa Menezes (bateria), Robson Ganeo (teclado), Noel Carvalho (sax), Natanael Carvalho (trompete) e Marco Aurélio (trombone).

No dia 18, a Vitor Gorni Orchestra transforma o Valentino em um salão de baile em um show pensado para festejar os 40 anos do bar em uma noite dedicada aos casais. “Fox, samba, bolero, samba canção, mambo… Um repertório com grandes clássicos das orquestras de Glenn Miller, Ray Conniff e crooners como Frank Sinatra”, adianta o maestro Vitor Gorni. Os cantores Ricardo Yuki e Vinicius Zanin também estarão no palco.

E não dá para falar do Valentino sem dizer o lema que atravessa as décadas: "O bar para quem está IN, OUT, UP and DOWN".